domingo

Jovem



Força: Dê um basta, seja forte."O importante é que você, ao longo de toda a sua vida, se acostume com a idéia de dar vários bastas para muitas coisas que lhe impedem de crescer e ser alguém melhor."

“Basta, chega, não agüento mais, passou do meu limite, vou tomar vergonha na cara!” Não importa como você diga. O importante é que você, ao longo de toda a sua vida, se acostume com a idéia de dar vários bastas para muitas coisas que lhe impedem de crescer e ser alguém melhor. Não subestime o valor do basta. Quando bem dado, um basta cria em você as condições necessárias para a mudança. Um basta é um divisor de águas. É lógico que no minuto, na hora ou no dia seguinte ao basta, você não será uma pessoa totalmente diferente e mudada. Mas é fato que, se tiver dado um basta sincero, você passará a rumar em outra direção, e passará a enxergar a si mesmo, e conseqüentemente o mundo, de uma outra forma.

Entenda que um basta não é um “EU QUERO”, ou um “EU VOU”. Um basta vem imerso num grito de desabafo da alma. Nasce de uma revolta consigo mesmo. Por sua vez, essa revolta é fruto de uma profunda inquietação consciente com seu estado de coisas. Um basta nunca sai de uma ação intempestiva. Ele é construído aos poucos, lentamente. Você entra em um processo de analisar seus atos, suas posturas, seus discursos, seus resultados e também seus sentimentos, e começa a confrontá-los com suas crenças. Se não existe coerência entre eles, isso vai criando em você um estado de tensão, que inquieta, incomoda. Até o dia em que você, não suportando mais, DÁ UM BASTA. Diz: CHEGA! Ah, que som lindo!

Eu tenho certeza que deve existir alguma coisa - eu não disse pessoa - que você gostaria de se livrar, que você sabe que funciona como um freio de mão, um peso morto no seu sucesso, no seu crescimento como pessoa, profissional, pai ou discípulo. Ah, meu amigo, dê um BASTA!. Experimente, agora! Baixinho, mas com raiva, não de outro, mas de si mesmo, diga assim: b a a a s t a! Se possível, trinque os dentes. Vá lá, tente de novo.

Quer saber de uma coisa, bonito mesmo é quando vem junto com uma batida da mão na mesa. Ah, que lindo! A sonoridade deste basta de transformação, de virada, de conversão, deveria ser gravada, traduzida em quadros, cantada em versos. É ele o grande responsável pelo nascimento de grandes líderes, atletas, campeões, empresários, amantes, e tantos outros que fazem a diferença, e encontram a felicidade, o amor, as virtudes, a vitória, o verdadeiro DEUS, que não se encontra nas igrejas, mas na Palavra. Saem do marasmo, do ostracismo, e vêem à luz.

A complacência é assassina. Conviver com a mediocridade, com a inércia, com os vícios, com os sentimentos contidos é derrota, fracasso. Ficar aceitando e se acomodando com sua condição atual por ter medo do que virá pela frente é entregar os pontos. Não abrir mão do que já conquistou em benefício de algo melhor, por não querer assumir os riscos inerentes é assinar um atestado de óbito. Pelo amor de Deus, dê um basta.

Que tal dar um basta? Não quero saber para o quê você quer dar este basta. Quero saber se você está disposto a dá-lo. Eu sei que depois desta leitura, você pode até querer dar um basta em mim e nestes artigos. Tudo bem, aceito. Mas contanto que dê um BASTA, fico feliz! Parabéns!

Compromisso de hoje: Vou dar um BASTA! Não aguento mais essa hipocrisia, complacência, mediocridade, inércia. Vou dar um BASTA! Abraços, bênçãos e SUCESSO!

Adenilton Cerqueira